Entrevista com Alane S. A. Brito / Autora de O Trio

Vamos conhecer um pouquinho da minha querida amiga e autora parceira Alane Brito que escreveu o MARAVILHOSO "O Trio"?!

Segue a entrevista que ela gentilmente respondeu para o Balaio:




1- Olá Alane, primeiramente gostaria de dizer que estou muito feliz com a oportunidade de poder entrevistar você. Para começarmos, nos fale um pouco sobre quem é a Alane: É solteira, casada, ajuntada, situação não definida....?

Olá, Vanessa! Garanto a você que mais feliz estou eu! É com muito prazer que responderei às suas perguntas! Bom... Sou casada há oito anos e tenho uma filhinha de quatro.

2- Sua família lê seus livros? Eles te apoiam?

No início não liam, pois eu ficava com vergonha de mostrar... E também, acho que não davam muito crédito, sei lá, que achassem que fosse algo passageiro, uma vez que comecei a rabiscar umas histórias com uns treze anos, por aí. A primeira que levei a sério eu devia ter um quatorze, quando me dei conta de que, se eu quisesse realizar o sonho de ser escritora, eu precisaria mostrar e pedir opiniões... A verdade é que eles queriam que eu me dedicasse mais aos desenhos. Hoje eles apoiam muito mais. Meu esposo foi o primeiro leitor de O Trio, quando ainda estava todo rabiscado no caderno. Coitado.

3- Qual sua cidade natal? Como foi sua infância?

Nasci em Ibotirama, Bahia, mas atualmente moro em Feira de Santana. Minha infância foi a melhor possível! Cidade pequena, liberdade... Muita coisa de O Trio foi inspirada nela! Tirei algumas coisas de nossas viagens à fazenda de meu avô, dos piqueniques que minhas duas irmãs e meus amigos fazíamos à beira de um riacho que ficava a pouca distância de minha casa... Foi quase perfeita!

4 - Qual sua formação?

Eu me formei em Contabilidade no ensino médio. Ainda pretendo cursar Letras... Só estou fugindo por causa dos prováveis estágios em escolas... (eis o motivo de eu ter escolhido Contabilidade a Magistério)

5- Como você descobriu que gostava de ler e queria ser uma escritora?

Eu passei a gostar de ler por causa de minha mãe, devoradora de livros. Mas como eu estava tão focada com a ideia de crescer e investir mais no ramo de desenhista, não passava em minha cabeça de eu ser escritora, não mesmo. Tanto que eu inventei uns personagens, super-heróis, e fazia quadrinhos com histórias bem longas. Só depois que veio um clic que me impulsionou a escrever outras sem ter que desenha-las, pois dá menos trabalho... Aí não conseguia parar. Escrevia e guardava, sempre acreditando pacientemente que o dia de publica-los chegaria. E graças a Deus chegou.

6- Quais seus autores e gêneros literários preferidos? Tem alguma dica de um bom livro para nós?

Nossa... Sou bem eclética. Mas atualmente tenho gostado bastante da literatura fantástica, sobrenatural... Gosta demais do estilo de Stephen King e sou apaixonada pelos livros de Laura Ingalls Wilder, que não tem nada de sobrenatural, aliás. E indico a série de livros dela!

7- Quanto tempo em média demora para escrever uma história?

Varia bastante. Mas em média posso dizer que só para criar e passar para o papel (no meu caso, primeiro escrevo a mão mesmo), cerca de três a cinco meses. Mas para terminar de fato, já que preciso passar tudo a limpo, revisar umas trezentas vezes (risos), aí leva mais uns três meses ou mais... Até hoje, o livro já publicado, quando eu leio, ainda dá vontade de mudar uma coisinha aqui e ali... No caso de O Trio, eu escrevi e guardei por um bom tempo, por isso que coloco no fim que comecei em 2006 e terminei em 2011, pois foi quando peguei para revisar pra valer.

8- Você acha que a internet hoje em dia tem ajudado ou atrapalhado a divulgação dos livros?

Graças a Deus que existe internet! Tem sido crucial na divulgação. Não enxergo outra maneira melhor de fazer isso de modo tão eficaz. Não sei como os escritores faziam antigamente! (risos)

9- E aquela perguntinha que não podia faltar, rsrs: Fale-nos um pouco do seu novo trabalho, como surgiu a inspiração e a emoção de vê-lo publicado:

Tenho respondido a esta pergunta e sempre digo que não foi bem uma inspiração, que foi a junção de duas histórias. Mas acho que no fundo me inspirei em minha infância mesmo... Em todo caso, de fato juntei as histórias. Uma que já estava concluída e emprestei a uma amiga com a qual perdi contato e a outra, foi uma que comecei e não tive ânimo de continuar. Um dia senti vontade de escrever e pensei nelas, mas tive dúvidas de qual pegaria. Até comecei a primeira, mas como não conseguia me lembrar de todos os detalhes, também não tirava a outra da cabeça, foi então que resolvi juntar. Os amigos, tirei da que tinha emprestado, e a Vila e a invasão, tirei da outra.

10-Bom, espero que tenhas gostado da entrevista, eu estou amando poder conhecer você, obrigada pela paciência e tempo dedicados às respostas. Gostaria de deixar um recadinho para nós blogueiros?

Como eu já disse, o prazer é todo meu, Vanessa! Muito obrigada! Amei responder a cada uma delas! E o que tenho a dizer é vocês são muito importantes para nós! Não sei se têm consciência do grau dessa importância! Mas são e espero continuem assim, dando valor à Literatura Nacional, aos escritores iniciantes, precisamos muito de vocês! Que Deus abençoe a todos! Um grande beijo em cada um de vocês!



14 comentários :

  1. Muuito booa a entrevista
    http://vcmaisfashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. adorei a entrevista!
    estou super curiosa para ler o livro dela
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Tenho muita vontade de ler esse livro e não entendo pro que ainda não o li,
    acho que é falta de tempo, mas gosto de tudo sobre ele,
    só falta o mais importante que é começar a ler.
    Amei a resenha .
    Voltarei em breve.
    Poliana Araújo
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    Passa lá no blog?
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Van*
    Como é bom conhecer um pouquinho mais de um escritor.
    Eu adoro saber como eles se inspiram, e como surge a história. Adorei a entrevista!
    Eu acho lindo as ilustrações deste livro!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia bem o livro, tinha lido por alto sobre ele. Também não conhecia nada da autora. Foi bom conhecê-la.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Vanessa, eu não conhecia ela, mas foi um prazer conhece-la através de seu post *-*
    Muito obrigada por visitar meu blog, estou seguindo aqui, tudo muito lindo.
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia o livro, valeu pela dica!! Muito obrigado por visitar e seguir meu blog Van! Estou te seguindo tbm, adorei seu blog ;)

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a entrevista, a Alane parece ser muito simpática.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  9. Olá, há um tempo já venho acompanhando seu blog, e claro, adorando. Parabéns e muito sucesso..ótimas leituras!!! Deixei um meme para você lá no meu cantinho. Confira: http://segredosemlivros.blogspot.com.br/2012/07/meme-03.html Bjs - Fê - Segredos em Livros

    ResponderExcluir
  10. Que linda *-* ADOREI a entrevista, achei a autora super simpatica, ela é uma fofa. Parabéns, pela linda entrevista! =)

    Beijos; @Raah_Castroo
    www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Vâââ :)

    Muito bom conhecer mais sobre a Alane!!! Conversamos bastante por e-mail e Facebook, trocamos experiências e ideias... adorei saber mais sobre o trabalho e a vida dela!


    Beijoossss e sucesso, querida! Obrigada por sempre apoiar tanto a literatura nacional! Você é uma querida!

    Samanta Holtz
    autora de O Pássaro

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Vanessa,

    Gostei muito de conhecer um pouco da autora, saber que as vezes um livro demora para sair mais do que se espera..é isso ai...parabéns e sucesso no blog e para a autora...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Muito legal a entrevista, adorei.
    Estou bem curiosa para ler O trio.
    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelos comentários, Pessoal! Espero que todos vocês tenham oportunidade de ler meu livro e, claro, que gostem também!
    Um beijo em todos! Beijão, Vanessa!!!! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...