Clarissa entrevista - Alexandre Reis, autor de "Fica Mais Fácil Chegar Ao Céu Sendo Uma Criança"



Escritor: Alexandre Reis
Livro: Fica Mais Fácil Chegar Ao Céu Sendo Uma Criança

1)    Nos conte um pouco sobre sua vida e hábitos.

Meu nome é Alexandre Reis, tenho 34 anos e sou de Fortaleza-CE. Sou formado em Computação e trabalho como Desenvolvedor/Analista de Sistemas. Tenho a leitura, a escrita e os rabiscos como hobby. Uma válvula de escape para escapar de mim mesmo.

2)    Teve algum escritor ou livro que te inspirou a escrever?

Nunca tive a pretensão de escrever (e nem a de rabiscar). Sempre gostei das exatas e foi por aí que trilhei minha carreira profissional. Em 2008, cansado da rotina da TI, resolvi adotar práticas que me afastassem da área após o expediente. Comecei então a devorar livros (literatura em geral, poesia, ou qualquer outra coisa que não fosse exata!).

Acho que a leitura afrouxou alguns parafusos da minha cabeça. Comecei a sentir a necessidade de escrever, de pôr estes parafusos pra fora. Desta forma nasceram os primeiros versos, frutos de tudo o que eu lia, de tudo o que eu sentia. Frutos destes parafusos! Acho que muitos autores me influenciaram neste começo. Os parafusos tem muitos nomes!

3)    Seu livro contendo poemas é também um livro com muitos desenhos, ou rabiscos como você gosta de chamar. Em qual você sente mais prazer, escrita ou rabisco?


A escrita e o rabisco são casados. E são fiéis ao matrimônio. Um não vive sem o outro. Só há prazer na união. Fico nu quando só escrevo. Ou quando só desenho. Até porque não me considero um escritor e nem um desenhista. Escritor e desenhista são palavras muito sérias! Prefiro ser escrevedor e rabiscador. São palavras descompromissadas. Fico mais à vontade desta forma. Tenho mais liberdade em escrever rabiscando e desenhar escrevinhando.



4     4) Sendo um livro com desenhos já se imagina ser um livro infantil. Mas existem poemas que só um adulto conseguiria entender a mensagem por trás das palavras. Como você definiria seu livro?

     Costumo dizer que é um livro infantil para adultos. Digo que é infantil porque meus rabiscos são infantis. E é para adultos porque minha poética atinge mais os adultos. Mas, claro, não impede que as crianças o vejam. Poesia não tem idade!

     5) Como surgiu a ideia do livro?


      Comecei a publicar minhas artes na internet em Janeiro de 2013. Foi quando houve o casamento dos versos com os rabiscos. E este casamento foi muito bem aceito pelas pessoas. O boca-a-boca espalhou rapidinho a notícia do casório. Muitos começaram a acompanhar o meu trabalho no blog (www.escrevendoesemeando.com) e nas redes sociais. Foi então que, em Agosto de 2013, uma pessoa da cidade de Santos-SP, admiradora dos rabiscos, perguntou se eu tinha interesse em publicar um livro. Ela me apresentou a Scortecci Editora (de São Paulo, capital) e um novo casamento ocorreu. O primeiro filho nasceu em Fevereiro deste ano.


        6) O livro “Fica Mais Fácil Chegar Ao Céu Sendo Uma Criança” é o seu primeiro livro publicado?

Sim, é o primeiro. Tenho muito material guardado. Muitos textos (poemas) e mais de oitocentas artes. E todos os dias faço mais, sem hora certa. É quase uma necessidade fisiológica. E a vontade de publicar só aumenta.


1      7) Você tem planos de escrever um livro literário ou vai continuar escrevendo poemas?

Sim, tenho planos de escrever outras coisas. Estão ainda no mundo dos sonhos, das ideias. Não se prestaram ainda nem para esboço. Irão nascer na hora certa, se tiverem que nascer!


 8) Qual seu atual livro de cabeceira?

Chama-se “Casa das estrelas – O universo contado pelas crianças”, do professor colombiano Javier Naranjo. Um encanto!


Gostaríamos de agradecer seu carinho e atenção em aceitar participar da entrevista. A nossa intenção é promover e incentivar a leitura de livros nacionais. Temos grandes escritores e poucos são devidamente reconhecidos.
O Blog do Balaio admira e apoia os escritores brasileiros.

Agradeço a oportunidade de poder mostrar um pouco do meu trabalho para vocês. Contem com minha arte! ; )

Como comprar o livro: Com o próprio escritor. 




9 comentários :

  1. Oie!

    Não conhecia o autor e nem o livro, e fiquei encantada com a temática e ilustrações. Quero ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Alexandre e Clarissa, adorei!!! Conheço e acompanho os trabalhos do Alexandre através do Face, agora estou aguardando o livro que tá pra chegar em casa... rsrsrs... com certeza vou usá-lo pedagogicamente,pois estou trabalhando com meus alunos poemas ilustrados/concretos. Beijossss ....
    Leila Martins

    ResponderExcluir
  3. Ai que entrevista legal!
    Nao conhecia o autor, mas fiquei com vontade de ler o livro dele =)

    Adoro essa TAG!
    É bem legal mesmo!!!
    Adorei suas respostas =)

    Beijos,
    Carolina's Books Blog

    ResponderExcluir
  4. Caramba, eu conhecia esse cara sem saber que conhecia (risos)! Okay, isso ficou bem confuso! hahaha Explico: há tempo que curto a fan page "Escrevendo e semeando" no Facebook. Não sabia que era originalmente um site e que o autor tinha publicado um livro com seus escritos e rabisco nesse ano. Que massa! Desejo sucesso ao Alexandre. Escreve maravilhosamente bem. Poesia simples, que acalenta e alimenta a alma com bons sentimentos.

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  5. ótima entrevista!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Foi muito bom conhecer o Alexandre Reis , sua história e seu primeiro livro.
    Vou fazer uma visita no Facebook .
    Parabéns pela entrevista e por nos apresentar novos autores nacionais.
    Bjs

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista :)

    O Alexandre é muito simpatico e percebe-se q ele ama o q faz. Por isso q faz bem né.

    Adoraria ler o livro dele.

    Bjo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  8. que legal Clari, adorei a entrevista!
    não conhecia o autor ainda, mas adorei ele e o trabalho dele... ele parece ser muito simpático :D

    ResponderExcluir
  9. Legal demais essa entrevista.
    Bom conhecer mais sobre o Alexandre.
    Acompanho a página do face e o blog dele.

    Abraço.

    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...